CE: Eliana Gomes reivindica melhoria na saúde da mulher

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) voltou a reivindicar, nesta terça-feira (31), durante pronunciamento no grande expediente, maior atenção à saúde da mulher. Seu mandato promoveu reunião na última sexta-feira (28) com entidades e representantes de órgãos de saúde para debater e cobrar melhores condições de assistência.

“Nossas mulheres necessitam de políticas e serviços que as considerem como sujeitos ativos no cuidado da saúde em todas as etapas de sua vida”, declarou. Segundo o Censo 2010, há 1,1 milhão de mulheres em Fortaleza.

Eliana apontou ações de seu mandato e da Casa que verificaram as demandas e cobraram melhorias, como as rodas de conversa com mulheres e atividades da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, com a campanha “Mamografia é lei.”

Especificamente sobre o acesso a esse exame, Eliana afirmou que ainda são poucas e falhas as campanhas para conscientizar as mulheres sobre a importância do exame. Ela considerou que, mesmo havendo o investimento na aquisição de novos aparelhos, é preciso levar em conta a ociosidade de aparelhos no planejamento da oferta dos serviços.

A vereadora denunciou ainda o descumprimento da lei que garante às mulheres em trabalho de parto e após o nascimento do bebê a presença de um acompanhante. “As unidades de saúde alegam que o problema é a falta de estrutura física para receber os acompanhantes. Se tal argumento procede, convém que o Executivo busque resolver essa questão. Tenho certeza que esta Casa estará pronta para contribuir.”

Fonte: Câmara de Fortaleza