PCdoB-Manaus convoca conferência e busca se fortalecer

O PCdoB já iniciou o processo de mobilização que deve culminar nas conferências municipal e estadual do partido. A meta da legenda, em Manaus, é filiar mais 8 mil pessoas e definir o nome do pré-candidato à Prefeitura e a chapa de vereadores. Além disso, a conferência municipal dos comunistas, prevista para ocorrer em 30 de julho, irá eleger a nova direção partidária.

O combustível para atingir as metas, como não poderia ser diferente, é o programa político do partido, conhecido entre a militância como “o novo programa socialista”. Aprovado no último congresso nacional do PCdoB, em 2009, o programa define como objetivos estratégicos mais próximos de serem atingidos a conquista de seis reformas para aprofundar a democracia e preparar o caminho ao socialismo: a política, a da educação, a tributária, a dos meios de comunicação, a urbana e a agrária.

A partir do debate político, a direção do partido da foice e do martelo pretende ampliar sua estrutura organizativa. O objetivo é direcionar os milhares de novos filiados para atuarem em 210 “bases” distintas, isto é, em agrupamentos de militantes reunidos nos seus locais de trabalho ou moradia. E isso com a finalidade de melhorar a qualidade de trabalho, das instalações físicas dos bairros, comunidades, fábricas, escolas, universidades, órgãos públicos ou empresas privadas e, também, reunir as pessoas a lutarem para a conquista de mais direitos e benefícios a sociedade como um todo.

As mobilizações rumo à terceira conferência municipal do PCdoB-Manaus servirão, também, para fortalecer a democracia interna da organização. Militantes, dirigentes e novos filiados irão construir juntos o projeto político-eleitoral que será buscado em 2012, além de definirem coletivamente o nome do pré-candidato do partido ao executivo municipal.

De Manaus,
Anderson Bahia