Sem categoria

Raul Castro completa 80 anos e é homenageado com biografia

O presidente de Cuba, Raúl Castro, completou nesta sexta-feira (3) 80 anos, no momento em que sua vida vira um livro nas mãos de Domenico Vecchioni, ex-embaixador italiano no país (2005-2008), e aproveitou para acompanhar e escrever biografia sobre a vida do líder cubano.

O livro abre a narrativa sem preâmbulos e desenvolve rápida e convincentemente a história, como um romance. O livro foi editado pela Grego & Greco.

Raúl, nascido em 3 de junho de 1931, é retratado no livro como um homem sempre à muito próximo de seu irmão mais velho, Fidel, e como seu companheiro fiel na época da Revolução Cubana.

Como Fidel, Raúl é um dos sete filhos "ilegítimos" de um imigrante da Galícia que parte para a ilha caribenha para fazer dinheiro, onde casa com uma mulher e mantém um relacionamento com uma amante mais jovem em segredo.

Com as diferenças nos traços físicos com o irmão maior, Raúl começa a suspeitar que é filho de uma outra relação, mas apesar da pressão psicológica, ele já na juventude ingressa na movimentação política de seu país. Ele se torna então um líder da guerrilha, da revolução, e com o sucesso da insurgência, vai para a chefia das forças armadas.

Vecchioni trata da personalidade do atual mandatário com uma "duplicidade", que surge tanto nas questões pessoais como nas políticas, e parece desaparecer frente à admiração obediente e constante ao irmão e ícone da revolução.

Enquanto Fidel é tratado como "audaz", o irmão mais novo é "pragmático e prudente", porém hesitante e atormentado diante de escolhas. Apesar disso, é ele quem assume a presidência da ilha, a segunda após a revolução, em 2008, quando então decide tomar uma série de medidas para mudar os rumos do país.

Da Redação, com informações da Ansa