Lançada Câmara Regional de Sustentabilidade para a Copa

O auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa foi palco do lançamento da Câmara Temática Regional de Sustentabilidade e Meio Ambiente para a Copa 2014, ocorrido nesta terça-feira (7).  Além da secretária de Estado do Meio Ambiente, Jussara Cony, estiveram presentes diversas autoridades. Dentre elas, o governador em exercício, Beto Grill, e o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adão Villaverde.

Jussara Cony - Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

Foram apresentados os cinco núcleos temáticos da agenda de sustentabilidade do Mundial: Estádios e Construções Sustentáveis, Gestão de Resíduos, Mudanças Climáticas, Copa Orgânica e Parques da Copa.

A secretária Jussara Cony, enfatizou que a abertura desta Câmara é resultado de "uma articulação política importantíssima em nosso Estado, do governo do Rio Grande do Sul com a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Porto Alegre, atuando em conjunto com amplos setores parceiros de um projeto de desenvolvimento com sustentabilidade". A ideia de trabalhar coletivamente desde o início também foi ressaltada pelo secretário executivo do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), Rafael Simões.

Jussara ressaltou que é preciso "evoluir para que a Copa do Mundo contribua com políticas estruturantes de nosso sistema econômico. As exigências de sustentabilidade não são entraves para a economia, mas questões fundamentais nas políticas econômicas e sociais". Segundo a secretária, a Copa é uma oportunidade de conscientizar as pessoas de que o homem não é algo à parte da natureza, mas sim faz parte dela, podendo desta forma usufruir melhor a natureza.

O presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adão Villaverde, frisou que a Copa é um evento maior que simplesmente futebolístico, tornando-se uma oportunidade ímpar para melhorias na infraestrutura e na implantação de políticas em diversas áreas. Já o governador em exercício Beto Grill afirmou o "compromisso do governo do Estado em realizar um evento sustentável", fazendo da Copa um legado positivo para o Rio Grande do Sul.

Fonte: Assecom Sema