UBM-PE reúne 200 mulheres no Congresso Estadual

“A participação política da mulher e o desenvolvimento do Brasil” foi o tema do 2º Congresso Estadual da UBM – União Brasileira de Mulheres, que reuniu cerca de 200 feministas de Pernambuco neste final de semana, no Recife.

O evento começou na sexta-feira (03), na sede do Sintepe, com a realização de ato político que contou com a presença de lideranças do movimento de mulheres, gestoras públicas e representantes de movimentos sociais. No sábado (04), o congresso elegeu Glauce Medeiros coordenadora da entidade para o triênio 2011-2013 e as 30 delegadas ao congresso nacional da UBM.

O grupo “Vozes Femininas” abriu a noite de sexta-feira com um recital sobre mulheres. A apresentação das poetas e atrizes Cida Pedrosa, Silvana Menezes, Mariane Bígio e Susana Morais divertiu a platéia, retratando com humor e leveza os muitos problemas envolvendo o universo feminino. Logo depois, várias lideranças políticas presentes ao Congresso destacaram a atualidade da luta feminista e o papel que UBM tem desempenhado em Pernambuco desde a sua fundação, em 2003, empunhando bandeiras que vão desde o enfrentamento à violência sexista até a luta por uma maior representação das mulheres nos espaços de poder.

Entre as lideranças presentes, compuseram a mesa a secretária municipal da Mulher, Rejane Pereira, a presidente da UEP (União dos Estudantes de Pernambuco, Virgínia Barros, a secretária da Mulher da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adnilza Rodrigues, representantes das deputadas estaduais Tereza Leitão (PT) e Mary Gouveia (PHS)e a secretária estadual da mulher do PCdoB, Sybelle Chagas. A UBM foi representada pela jornalista Kátia Souto e por Márcia Ramos, ex-coordenadora estadual. Os deputados do PCdoB, Luciano Siqueira e Luciana Santos, estadual e federal, respectivamente, enviaram mensagens que foram exibidas em vídeo, saudando a entidade e a luta das mulheres.

Assista aqui a saudação:

No sábado pela manhã aconteceu o debate sobre os temas do congresso, a cargo da representante da direção nacional da UBM, Kátia Souto. Ela destacou o momento favorável para o movimento feminista, uma vez que o Brasil conta com uma mulher presidente da República comprometida com o avanço dos direitos das mulheres. A necessidade de mobilização em torno da reforma política, em debate na Câmara dos Deputados, foi outro ponto levantado por Kátia Souto, que defendeu a lista preordenada com alternância de gênero como uma medida que pode alterar o insignificante índice de 9% de representação das mulheres no parlamento brasileiro.

À tarde, as mulheres aprovaram o plano de trabalho da UBM para os próximos anos e realizaram duas eleições. A primeira para escolha da nova direção estadual da entidade para o triênio 2011/2013 e a segunda para a escolha das delegadas que representarão Pernambuco no VIII Congresso Nacional, a ser realizado nos 10 a 12 de junho, em São Paulo.


O congresso disponibilizou uma sala de recreação para que as mães pudessem participar dos debates.

“Neste congresso, reforçamos a nossa organização no sentido de atrair para a entidade mais lideranças representativas de diversas áreas como a cultura, juventude e educação. A intenção é que a UBM se fortaleça e ganhe mais visibilidade, o que já vem acontecendo desde 2003, quando foi fundada”, disse Márcia Ramos, ex-coordenadora da UBM-PE.

Mobilização

O 2º Congresso Estadual foi antecedido por plenárias municipais realizadas em Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Arcoverde, Pesqueira, Abreu e Lima, Camaragibe, Bezerros e Poção, que no conjunto reuniram cerca de 800 mulheres, com 650 filiações.

“O resultado desses encontros extrapolou nossas expectativas e coroou o congresso de êxito. O debate foi interessante porque a partir do tema da participação da mulher nos espaços de poder conseguimos tratar de outras bandeiras da luta feminista, desde as reformas estruturais, como a reforma política e a reforma urbana, até a necessidade de mais políticas públicas para a diminuição da opressão e da violência contra a mulher”, concluiu Márcia Ramos.

Conheça a composição da nova diretoria:

Glauce Medeiros
Márcia Ramos
Sandra França
Inamara Mélo
Eduarda Alves
Joseli Monteiro
Paula Falbo
Inês Tenório
Ana Magalhães
Ednalva Liberato
Eliane Raimundo
Layane Alves
Manuela Braga
Cecile Soriano
Irene Freire
Clara Cristina
Rizonete Rejane
Irani Brito
Ana Grabriele
Marta Almeida
Adnilza Rodrigues
Verônica Valadares
Madalena Araújo
Renata Miranda
Maria Cristina Soares
Maria Eugênia
Cida Pedrosa
Edilene Silva

Fonte: Site de Luciano Siqueira