Sem categoria

Crise econômica e desemprego fazem popularidade de Obama cair

A situação precária da economia e o desemprego em 9,1% varreram a alta de popularidade conseguida pelo presidente Barack Obama após o assassinato de Osama bin Laden, de acordo com pesquisa "Washington Post"/ABC divulgada nesta terça-feira (7). No levantamento, só 47% dos americanos aprovam a performance de Obama na Casa Branca hoje, contra 56% que diziam o mesmo logo após a morte do líder da Al Qaeda, em 1º de maio.

São os mesmos 47% que o aprovavam em abril, indicando que o estímulo fornecido pelo anúncio sobre Bin Laden foi mesmo um ponto fora da curva. Obama tem agora 49% de desaprovação geral — 53% para eleitores independentes, que serão cruciais na eleição presidencial de 2012.

Desaprovação

Ao mesmo tempo, 59% dos entrevistados desaprovam as ações de Obama na economia (49% destes desaprovam fortemente). A visão negativa da situação da economia em geral é comum a 90% dos ouvidos.

"A pesquisa retrata um sentimento pessimista espalhado pelo país enquanto alta da gasolina, queda do valor de imóveis e um cenário decepcionante no desemprego trazem preocupações novas sobre o ritmo da recuperação", afirma o "'Post".

Eleições 2012

Em meio aos problemas, Barack Obama apareceu em empate técnico na mesma pesquisa com o republicano Mitt Romney em um possível cenário para a eleição do ano que vem. O presidente alcançou 46% e o potencial rival, 49% entre eleitores registrados. Entre o público em geral, cada um tem 47%.A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos para mais ou para menos.

À época da morte de Bin Laden em uma operação especial das forças americanas no Paquistão, discutia-se o quanto isso facilitaria a reeleição. Essa sugestão começa a se desvanecer conforme a prioridade pública volta a ser a economia, tema principal da campanha de Romney.

"Democratas quase certamente tentarão trazer a morte de Bin Laden de volta [na campanha em 2012]", disse à Folha de S.Paulo Sean Trende, analista político do site Real Clear Politics. "O perigo é que não querem parecer estar politizando o que é visto como uma vitória dos EUA, não só do presidente."

Ele vê com cautela também o empate com Romney a esta altura. "A pesquisa mostra que Obama está fraco e tem problemas que precisa resolver, [mas] não diz muito sobre 2012", avaliou.

Preocupação

O presidente americano falou sobre a situação da economia nesta terça-feira (7). "Não estou preocupado sobre novo mergulho na recessão", disse. "Estou preocupado com o fato de que a recuperação que temos não está produzindo empregos tão rapidamente quanto eu gostaria."

Ele também tem que lidar com as trocas em sua equipe. Nesta semana foi a vez de Austan Goolsbee, que presidiu por menos de um ano o conselho econômico da Casa Branca, anunciar saída.