Sem categoria

Sarney recebe embaixador cubano no Senado

O presidente do Senado Federal, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (7) o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora, com motivo da próxima celebração do 25º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

O chefe da missão diplomática cubana afirmou à agência Prensa Latina que a reunião realizada ontem teve como foco o significado histórico da retomada dos laços bilaterais, sobretudo porque foi precisamente Sarney, naquela ocasião presidente do Brasil, quem tomou a decisão de restabelecer os vínculos diplomáticos entre as duas nações.

Cuba e Brasil estabeleceram relações diplomáticas em 12 de outubro de 1910, sendo que em maio de 1964 elas foram rompidas unilateralmente, pouco depois do golpe de estado contra o presidente João Goulart e a instauração da ditadura militar no Brasil. Em 26 de junho de 1986, os dois países retomaram as relações bilaterais.

Zamora disse à mídia cubana que durante estes 25 anos as relações têm melhorado constantemente, já que estão apoiadas consensualmente por praticamente todas as forças políticas brasileiras. Hoje encontram-se em um excelente nível, exaltaram as duas autoridades.

O embaixador cubano relatou a Sarney as últimas informações sobre o caso dos cinco antiterroristas cubanos, Fernando González, Antonio Guerrero, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González, os quais estão encarcerados injustamente pelos Estados Unidos há quase 13 anos.

"Sarney manifestou sua disposição a apoiar e respaldar o alto nível que têm atingido as relações bilaterais", afirmou Zamora.

Com informações da Prensa Latina