Assis Melo defende união dos trabalhadores em plenária da CTB-RS

O deputado federal Assis Melo (PCdoB) participou nesta quinta-feira, em Porto Alegre, da plenária estadual da Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), em preparação ao encontro nacional, em julho.

Assis Melo - Luiz Erbes/Divulgação

O evento lotou o auditório da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag-RS) e contou com a presença do governador em exercício, Beto Grill (PSB), de dirigentes da CTB nacional e estadual, representantes de entidades e sindicatos e parlamentares.

Em sua fala aos participantes do evento, na parte da manhã, Assis Melo fez a defesa de uma política de desenvolvimento, com juros mais baixos e uma política cambial que mantenha a competitividade dos produtos brasileiros.

“O valor gasto com juros pelo governo federal no ano passado dava para 15 programas bolsas-família”, disse o deputado, citando o aumento da taxa básica de juros, em 0,5%, decidida em reunião do Banco Central na quarta-feira. “O senhor Álvaro Dias (senador do PSDB-PR) acha que dar dinheiro para pobre é dar dinheiro a vagabundo. Mas dar dinheiro para os bancos, ele acha muito bom”, afirmou o parlamentar, referindo-se às declarações do tucano ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Na entrevista, Álvaro Dias disse que o bolsa-família estimula a preguiça.

Assis Melo também defendeu o projeto do Código Florestal, relatado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e indicou que a discussão vai muito além do que será permitido ou proibido pela nova legislação ambiental. “Na verdade, o debate é sobre que tipo de país nós queremos construir. Essa é a grande discussão”, afirmou, criticando grupos ambientais “fundamentalistas”, financiados com dinheiro do exterior.

O parlamentar também abordou as práticas antissindicais, adotadas por empresas para reduzir, ou impedir, a representação dos trabalhadores, e relatou as dificuldades encontradas na Comissão do Trabalho, de Administração e de Serviços Públicos (CTASP). “Os trabalhadores não estão com nada na comissão”, disse Assis Melo, acrescentando que o deputado Vicentinho (PT-SP) pediu para retirar o projeto que proíbe a motorista de acumular a função de cobrador, com risco de derrota.

Ao encerrar a fala, o deputado, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e Região, defendeu a necessidade de unidade dos trabalhadores, para terem mais força para conquistar avanços. “Precisamos de união e andar não só a passos largos, mas firmes e sempre para frente”, disse.

A plenária, que contou com a presença de Assis Melo, foi coordenada pelo presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, e contou com as presenças do governador Beto Grill, do presidentes da CTB nacional, Wagner Gomes, e da Contag, Alberto Ercílio Broch. O debate teve ainda a palestra do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do IPEA, Fernando Mattos.

Para o Vermelho,
Luiz Erbes