Lula Morais elogia diálogo entre governo do estado e servidores

O deputado Lula Morais (PCdoB) elogiou, na manhã desta quinta-feira (09), durante pronunciamento na Assembleia, o diálogo aberto entre o governo do estado e os servidores públicos estaduais. O parlamentar disse que participou, na última segunda-feira (6), de uma reunião com os dirigentes do Sindicato Apeoc, que contou também com a presença dos secretários estaduais da Educação (Seduc), Izolda Cela e de Planejamento e Gestão (Seplag), Eduardo Diogo.

Durante a reunião, segundo Lula, o governador Cid Gomes autorizou a Seplag a rodar uma folha de pagamento extra, neste mês de junho, para antecipar 50% do 13º salário dos funcionários públicos. “O pagamento deve ser feito ainda este mês”, disse. Conforme Lula, o governador assinou também um ato que prevê o nivelamento dos salários dos professores temporários com os salários dos professores efetivos. “A matéria do Governo que trata desse assunto já está tramitando na Assembleia”, pontuou.

De acordo com o parlamentar, também foi assinado o ato de progressão horizontal para os professores na ativa referente a 2009-2010. Ainda durante o encontro, segundo Lula, o Governo assegurou, com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o piso salarial como vencimento básico e a reestruturação da carreira dos professores. A medida significa um reajuste de 45% para professores em início de carreira.

Entre os pontos negociados, Lula destacou, também, a gratificação para professores, com bases em aperfeiçoamento, além da ampliação dos níveis de referência. Ele frisou que todos os pontos terão retroatividade garantida com base em junho. Ainda conforme Lula, ficou acertada a nomeação de todos os professores concursados neste governo.

O comunista elogiou a disponibilidade do governador, “que já recebeu representantes do Movimento dos Sem Terra (MST), coisa que não acontecia em governos anteriores”. Ele salientou que Cid Gomes também negociou, com servidores da Polícia Civil, com os delegados, professores das universidades e médicos. “E a solução para os problemas colocados, em todas as categorias, não tem sido diferente”, comentou.

O parlamentar disse, ainda, que lamentava a forma como os professores do município, que estão em greve, foram recebidos pela Guarda Municipal. “Eles foram tratados de uma forma não muito salutar e isso provocou uma reação muito forte do sindicato”, avaliou.

Lula também se solidarizou com os odontólogos do Programa de Saúde da Família (PSF) e os enfermeiros, que também estão em greve. “Sem diálogo não se resolve problemas”, criticou, acrescentando que estava à disposição dos grevistas para intermediar, junto à Prefeitura de Fortaleza, qualquer tipo de solicitação.
EU/LF

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa