Sem categoria

Projeto de Netinho isenta alunos do ProUni da passagem de ônibus

O vereador Netinho de Paula (PCdoB), primeiro-secretário da Câmara Municipal, protocolou o projeto de lei (PL) 256/2011, para conceder isenção na passagem de ônibus, dentro da cidade de São Paulo, para estudantes do ProUni. O objetivo da iniciativa é garantir a graduação de jovens carentes que estudam em instituições privadas e são bolsistas do mais bem-sucedido programa educacional do governo federal.

Atualmente, todos os estudantes da capital paulista possuem 50% de desconto na tarifa. Mas, segundo Netinho, “abonar a metade do valor da tarifa não é suficiente para evitar a evasão escolar de estudantes de baixa renda”. Daí a necessidade de isentar os “prounistas” também da tarifa de ônibus.

Leia também

“O ProUni contribui para o ingresso de jovens da periferia em universidades das quais não tinham chance. De modo geral, em decorrência da distância e de problemas financeiros, esses jovens possuem dificuldades no deslocamento de suas residências ao estabelecimento de ensino”, explica Netinho. “Esses estudantes precisam da isenção tarifária para que não sejam obrigados a interromperem o ensino superior.”

Quadras cobertas

Outra iniciativa que Netinho tenta levar adiante na Câmara é o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, de sua autoria, que obriga o Executivo a instalar coberturas em todas as quadras poliesportivas situadas em equipamentos mantidos pela Prefeitura. A Comissão de Educação, Cultura e Esportes já aprovou, por unanimidade, o parecer favorável à medida. Antes de ir a votação em plenário, o projeto deverá ser analisado pela Comissão de Finanças e Orçamento.

“Acredito na importância do esporte como um meio eficiente de inclusão de jovens da periferia, afastando-os definitivamente da criminalidade e das drogas. Cobrir as quadras garante que o espaço esteja sempre disponível para a prática esportiva, faça chuva ou faça sol”, resume Netinho. Em sua opinião, “a prática esportiva contribui efetivamente para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, bem como dos indicadores sociais”.

Da Redação, com informações do site de Netinho de Paula