Comerciários comunistas realizam primeiro encontro na Bahia

Comerciários sindicalistas e filiados ao PCdoB na Bahia realizaram o primeiro encontro do segmento na sexta-feira e sábado (10 e11/6), em Salvador, para debater a atuação dos comunistas no cenário político, a organização partidária entre os trabalhadores e a política de formação de quadros do partido. O evento contou com a presença de 105 dirigentes, representando Salvador e 17 cidades do interior do estado.

Ao falar sobre a conjuntura política atual, o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) destacou a trajetória do partido em seus 89 anos de existência. “A organização do partido é o que mantém nossa organização viva e atuante desde 1922. Participamos dos principais momentos históricos do país, enfrentando várias ditaduras, mas defendendo com firmeza e princípios os interesses dos trabalhadores e do país”, lembrou.

O parlamentar ressaltou que a atuação dos comunistas no atual cenário político deve primar pelo avanço nas mudanças, no Brasil e na Bahia, e por um maior protagonismo do partido. “É importante ajudarmos na consolidação desses projetos conduzidos por Dilma e Wagner. Temos que contribuir para isso e, ao mesmo tempo, implementar nossos projetos, como eleger muitos vereadores e mais prefeitos em 2012, se colocando como alternativa, inclusive, para o governo do estado”, pontuou.

Reginaldo Oliveira, presidente da FEC-BA (Federação dos Comerciários da Bahia) e membro do Comitê Municipal do PCdoB de Salvador, destacou a importância da organização do partido na categoria comerciária. “Esse encontro foi pensado para preparar melhor a nossa militância no trabalho sindical e também contribuir com o êxito dos projetos políticos do PCdoB no Brasil e no estado”, disse.

Organização e formação

Durante o evento, o secretário de Formação do PCdoB na Bahia, Milton Barbosa conclamou a militância a participar dos cursos promovidos pela Escola de Formação e acessar o site da Fundação Maurício Grabois. “Os cursos são essenciais para a formação política e ideológica dos militantes e dirigentes comunistas. As direções partidárias nos municípios devem garantir que novos filiados e os dirigentes já experientes tomem os curso. No site da fundação, temos vários materiais catalogados e que qualquer pessoa pode ter acesso”, lembrou.

Davidson Magalhães, secretário Estadual de Organização, falou sobre a necessidade de equilíbrio entre as frentes de atuação do partido. “O nosso esforço é fazer com que um partido que cresce muito preserve sua forma de organização marxista-leninista antenado com o momento atual, atue bem no espaço institucional e cuide da formação ideológica dos seus dirigentes e militantes”, afirmou.

Fonte: Ascom/Sindicato dos Comerciários