Sem categoria

Em Cuba, Chávez faz cirurgia e diz estar em “plenas condições”

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste domingo (12) à noite, internado em um hospital de Havana, que se encontra "em plenas condições", após passar por uma cirurgia de emergência em Cuba na última sexta-feira (10) devido a um abscesso pélvico que sofreu.

A declaração de Chávez foi feita em entrevista por telefone à emissora interestatal Telesur, durante um pronunciamento sobre o assunto do chanceler venezuelano, Nicolás Maduro. Segundo o presidente, os médicos lhe disseram que não sabem explicar como o líder não sofreu uma infecção.

Ele afirmou ainda que as biópsias realizadas indicam que "não há nenhum sinal maligno" e que a ferida "é mais ou menos profunda" e permitiu que o pus drenasse. "Lamento muito essas coisas", acrescentou Chávez, que disse não ter data para voltar à Venezuela e que isso dependerá "da evolução da recuperação". Em suas palavras, "diante de uma lesão sensível, não se deve ter pressa".

Chávez, de 56 anos, destacou também que recebeu uma visita do líder histórico cubano Fidel Castro e do presidente Raúl Castro e lhes agradeceu pelo "amor e afeto" que demonstraram.

O governante venezuelano, que foi operado em Havana ao término de uma viagem pelo Brasil, Equador e Cuba, lamentou o que chamou "sadismo" e "miséria" de alguns de seus opositores, para os quais Chávez deveria entregar o poder ao vice-presidente Elías Jaua por incapacidade para governar devido às condições de saúde.

Fonte: Terra