Sem categoria

Cuba e Venezuela aprofundam integração econômica e social

As reuniões da 11ª Sessão da Comissão Intergovernamental Cuba-Venezuela alcançaram um transcendente resultado que aponta para a desejada consolidação da união econômica entre os dois países.

Um volume de 116 programas de cooperação assinados num valor total que supera 1,3 bilhão de dólares demonstra o empenho das duas partes para avançar em uma integração que vai além de pronunciamentos formais ou de expressões de desejos.

Esse desenvolvimento acelerado de acordos para dar passos que têm um impacto forte tanto na área econômica como social, implica, segundo o vice-presidente venezuelano, Rafael Ramírez, uma contribuição ao fortalecimento da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba).

Revisar rapidamente alguns dos objetivos contidos nos acordos mostra uma confirmação dessa opinião e também implica a existência de uma cooperação que aumenta continuamente desde que Fidel Castro e Hugo Chávez lhe deram vida em 2000.

Os acordos apontam principalmente a beneficiar as áreas de saúde, educação, cultura, esporte, alimentação, construção, transporte, energia, comunicação e informação e ao fortalecimento das missões sociais venezuelanas.

Capítulos fundamentais falam da contribuição à soberania agroalimentar mediante o desenvolvimento dos setores agrícola, pecuário, pesqueiro e mediante a criação de novas capacidades tecnológicas para o aumento da produção e eficiência.

Por último, e na ordem política, o apoio dos dois países à próxima criação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos confirma, segundo seus próprios dirigentes, que Cuba e Venezuela olham firmemente para a integração da região.

Fonte: Prensa Latina