Sem categoria

Cresce 23.4% investimento estrangeiro direto na China

O investimento estrangeiro direto (IED) registrou um aumento anual de 23.4% nos cinco primeiros meses do ano, quando ultrapassou a cifra de 48 bilhões dólares. Também cresceu a participação do investimento chinês em todo o mundo, conforme relato do Ministério do Comércio divulgado nesta quarta-feira (15) em Pequim.

Em maio esse indicador cresceu 13,43% em relação ao mesmo período anterior, superando os 9 bilhões, informou nesta quarta-feira (15) o Ministério do Comércio.

De acordo com a fonte, em abril o IED aumentou 15,21%, atingindo 8 bilhões e 460 milhões de dólares.

O governo chinês aprovou de janeiro a maio 10.543 empresas com capital estrangeiro, 9,39% a mais que em igual período do ano passado, precisou o porta-voz ministerial, Yao Jian.

Segundo ele, no mês passado, esses totais foram aprovadas 2.391 empresas de capital estrangeiro, com um incremento de 12,15%.
O porta-voz do Ministério do Comércio assinalou que a China continua sendo um mercado atraente para o investimento estrangeiro e o país prossegue tomando medidas para melhorar as condições para estimulá-lo.

Por outro lado, de janeiro a maio últimos as empresas chinesas investiram 20 bilhões e 350 milhões de dólares em vários setores, excluído o financeiro, em 110 países e regiões.

A cifra supera em 42.3% a do mesmo período do ano passado.

Fonte: Prensa Latina