Lula Morais anuncia encontro do Pacto pela Vida no próximo dia 20

O deputado Lula Morais (PCdoB) informou, nesta terça-feira (14), que Pacto pela Vida já realizou seis encontros regionais, e, no próximo dia 20, o fórum vai reunir representantes dos municípios que compõem a Região Metropolitana para debater medidas de enfrentamento ao consumo de drogas pela sociedade e estado.

O parlamentar informou que tem ido a quase todos os debates e percebeu uma grande mobilização por parte das instituições públicas e não-governamentais em busca de solução para a questão.

“A droga tem promovido violência, quer seja lícita ou não. O álcool é problema, como também os outros produtos como crack, cocaína, maconha e drogas químicas. Todas são instrumentos de exacerbação da violência, trazendo problemas para todos, quer seja a sua família ou a comunidade”. Segundo ele, a violência advinda da droga chega a todos por meio do pequeno assalto, do pequeno furto e até crianças são capturadas pelo tráfico.

Para Lula, o combate é um problema complexo e precisa de uma reação coletiva. “A questão envolve educação, a saúde, a família, e não apenas é um problema de polícia e de justiça”, observou o parlamentar. O deputado disse que os encontros são organizados pelo Conselho de Altos estudos da Assembleia, tendo o ex-deputado Eudoro Santana como secretário executivo. “O Conselho tem sido um instrumento importantíssimo para debater os problemas da sociedade. Tenho participado mais de perto e tem sido emocionante. As drogas em si não agridem só os dependentes, mas traz problemas para todos”, acentuou.

O parlamentar também parabenizou a prefeita de Baturité, Silvana Furtado, que mobilizou a região do Maciço para o encontro realizado no município, reunindo representantes de todas as cidades circunvizinhas.,”Ela desenvolveu instrumentos que ajudou o Pacto pela Vida. Foi o encontro mais bem articulado.

Criou crachá especial com flor e um mascote”, avisou, revelando que sugeriu ao secretário executivo que use o mascote Davi nos próximos encontros. “No encontro estadual em agosto poderemos disseminar o mascote”, considerou.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PR) disse que esse assunto tem de ser discutido e não pode ser relegado a teoria de que se combate só com a repressão. A questão da droga, segundo ele, afeta não somente o usuário, mas todo o seu entorno e a sociedade como um todo. “A droga é realmente um corpo estranho que tem de ser extirpado. Mais importante do que a coerção são as clínicas de reabilitação”, avisou.

O deputado Danniel Oliveira (PMDB) disse que alertou sobre a disseminação da nova droga, o ôxi. “Temos 30 mil jovens viciados em crack que podem passar pela nova droga. Toda campanha de combate à droga é bem vinda”, avaliou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa