Metalúrgicos decidem sábado próximos passos da campanha salarial

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos considerou insuficiente o índice apresentado pela patronal na reunião de negociação ocorrida nesta sexta-feira, que foi de 8% de reajuste. Neste sábado (18) os trabalhadores decidirão em assembleia, às 9h30min, na sede central do Sindicato (Bento Gonçalves ,1513) se aceitam ou não valor oferecido pelo sindicato patronal. A reivindicação da categoria é 14%.

A avaliação do Sindicato é de que 8% está muito distante da realidade das empresas que registraram crescimento de 31,8%. “Essa é a média, pois sabemos que teve empresa que chegou a crescer 80% em 2010”, afirma o vice-presidente da entidade, Leandro Velho. Somente o setor metalúrgico local registrou em 2010 crescimento de 31,8% e os empresários têm declarado à imprensa local terem vivido em 2010 um ano histórico com crescimento de 54,7% no ramo de caminhões, 32,8% no de ônibus, 46% nos veículos rebocados.

A reivindicação dos metalúrgicos, de 14% é baseada na soma da inflação de 6,30% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e os 7,5% de crescimento acumulado dos últimos 12 meses do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O presidente do Sindicato, Assis Melo, observa que o argumento dos empresários nas negociações, de que estão enfrentando dificuldades financeiras porque o custo da mão de obra em Caxias do Sul seria muito elevado é incoerente. “Se fosse assim mesmo, como se explica este lucro todo e como as empresas conseguiram crescer tanto em 2010?”, questiona.

As assembleias nas portas das fábricas que iniciaram nesta semana, na avaliação da direção do Sindicato, revelaram disposição de mobilização dos metalúrgicos em lutar por um reajuste justo, que realmente reflita a valorização do trabalho dos metalúrgicos. A indicação é de que a campanha está crescendo e pode ser resolvida com um ganho maior para os trabalhadores.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos