Sem categoria

Relação com Bolívia é especial, assegura Ollanta Humala

Nesta terça (21), o presidente eleito do Peru visitou a Bolívia e destacou que tem um carinho especial pelo país. Aproveitou para convidar seu anfitrião, o presidente Evo Morales, para a cerimônia de sua posse em Lima, no dia 28 de julho.

Humala explicou que sua breve visita ao país sul-americano tinha dois objetivos: o primeiro era demonstrar a admiração que sente por Morales, a quem conhece antes de ele ser eleito chefe de Estado. Declarou que sua postura é coerente e consistente, qualidades que aproximam o governo de Morales dos ideais das populações carentes.

O segundo objetivo da visita, complementou Humala, foi fortalecer a relação Bolívia-Peru, "porque somos um mesmo núcleo, temos a mesma origem, somos o mesmo povo, compartilhamos o lago navegável mais alto do mundo (Titicaca) e nos separa apenas uma fronteira administrativa, com mais de 200 anos de vigência", afirmou.

Nesse sentido, já adiantou seu interesse em manter os melhores vínculos com a Bolívia e avançar nos projetos de intercâmbios econômico, comercial e cultural.

Ainda com relação ao encontro com Morales, afirmou que as conversações contemplaram uma agenda ampla, focada na necessidade de alcançar maior prosperidade para as duas nações.

Fonte: Prensa Latina