Sem categoria

ONU reconhece êxitos da Venezuela no combate ao tráfico de drogas

O escritório das Nações Unidas contra o crime e a droga, em seu informe anual, ratificou, pelo sexto ano consecutivo, a inexistência de cultivos ilícitos de narcóticos na Venezuela.

"Temos sido avaliados e temos obtido este resultado importantísimo no que se refere à luta contra o tráfico de drogas. A Venezuela é território livre de cultivos ilícitos de droga", destacou o ministro para as Relações Interiores e Justiça, Tareck El Aissami.

"A Venezuela, inclusive, deixa de ser país qualificado como país de trânsito, debido às políticas que o governo realiza. É uma batalha frontal, decidida e inquebrantável, que hoje moviliza a Força Armada Nacional Bolivariana e o país", manifestou.

Igualmente, o informe – publicado na última sexta-feira (24 ) – assinala que a Venezuela figura como quinto país de maior apreensão de drogas ao realizar "4% das apreensões mundiais, sobretudo no que se refere à cocaína", detalhou El Aissami.
"A Venezuela não é um país produtor nem tampouco somos qualificados como país consumidor", esclareceu o titular da pasta do Interior e Justiça.

O ministro recordou que recentemente foram apreendidos 5.052 quilos de cocaína de alta pureza, que se somam aos 16.935 quilos de diferentes drogas confiscadas até agora no ano de 2011.

"Sessenta por cento desse total de droga foi apreendido pela Guarda Nacional Bolivariana", detalhou El Aissami, que enviou uma mensagem de reconhecimento aos funcionários da corporação.

Finalmente, o ministro disse que a Venezuela é um dos principais países que impulsionou políticas preventivas sobre o consumo de drogas.

"São políticas claras e sólidas. Nunca antes na Venezuela tinham sido obtidos éxitos tão tangíveis como estes, nem o país havia figurado como referência nesta materia como agora", ressaltou.

Agência Venezuelana de Notícias