Sem categoria

China, América Latina e Caribe em foro econômico-tecnológico

O evento ocorre em Macau, nesta terça (28), e conta com a participação de autoridades locais e do governo chinês, embaixadores e outras personalidades, além de uns 200 empresários. Na abertura, Chui Sai On, chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, afirmou que a região pode ser a plataforma ideal para a promoção da cooperação entre a China e os países de línguas latinas.

Fundamentalmente, a reunião, segundo os organizadores, tem foco no caráter participativo e se anuncia como um “diálogo”, em que serão debatidas relações estatais e cooperação comercial entre China, América Latina e Caribe.

A agenda de discussão é ampla, abrange oportunidades de comércio e cooperação entre as empresas pequenas e médias, cooperação em infraestrutura e contratação de obras, investimento direto, investimento de capital e mineração, finanças, política e o sistema tributário.

A diversificação da economia de Macau e seu papel no intercâmbio comercial da China com o Brasil e o resto da América Latina é outra pauta importante do dia.

O foro atende a uma demanda de mercado e à conveniência de se criar novos negócios entre os participantes, com benefícios para todos.

O volume de comércio entre a China e a América Latina, por exemplo, aumentou de US$ 1,26 bilhões, 30 anos atrás, para o recorde atual de US$ 183 bilhões.

Ainda de acordo com estatísticas oficiais, o intercâmbio de bens e serviços entre o gigante asiático e aqueles mercados atingiu em 2010 a cifra recorde de 183 bilhões 67 milhões de dólares.

No mesmo período, os investimentos diretos chinesas somaram 15 bilhões de dólares.

Da redação com agências