Sem categoria

Jovens latino-americanos debatem integração na Venezuela

Delegações de pelo menos 27 países se reunirão nesta terça (28) em Caracas para comemorar o Encontro Internacional de Jovens Latino-Americanos e Caribenhos.

Em declarações exclusivas à Prensa Latina, o coordenador de Relações Internacionais da Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela (JPSUV), Xoan Noya, detalhou a agenda da reunião.

A abertura oficial, que irá discutir a integração regional e a participação da juventude nos processos de mudança, entre outras questões, está prevista para esta tarde, no Hotel Alba Caracas.

Amanhã é esperado um dia de análise e intercâmbio de experiências, através de grupos de trabalho técnicos, adiantou Noya. O encerramento do encontro será na noite da quarta e, na manhã do dia 30, delegados vão participar de atividades sociais que incluem a limpeza de áreas costeiras no estado de Vargas.

Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Cuba, Nicarágua, Haiti, Barbados, Suriname, Trinidad e Tobago e Guiana estão entre os países que confirmaram a sua presença para a reunião.

Noya relatou que, por vários motivos, não integrarão dos debates Guatemala, São Cristóvão e Nevis, Belize, Uruguai, Honduras e Peru.

Em nota, o coordenador do JPSUV mencionou que participará ainda uma delegação de Porto Rico, cujo direito à autodeterminação e independência tem o apoio regional. O Encontro Internacional faz parte das atividades previstas para celebrar o bicentenário da Declaração da Independência da Venezuela, em 5 de Julho.

Parte da agenda no âmbito da comemoração foi revelado hoje pelo vice-presidente executivo, Elias Jaua, que anunciou que as festividades começam no dia 1 de Julho.

No dia 3, vai ocorrer uma marcha de jovens venezuelanos, culminando em um concerto. No dia 5, será realizada na Avenida dos Próceres um desfile militar-popular.. O programa inclui a tomada histórica do centro de Caracas, apresentação de exposições fotográficas e de pinturas, fóruns sobre a luta pela independência da Venezuela e outras reuniões internacionais.

Fonte: Prensa Latina