Nações Unidas enviarão mais de quatro mil militares ao Sudão
A Organização das Nações Unidas enviará ao Sudão 4.200 militares, depois da aprovação no Conselho de Segurança do envio de um contingente que terá como missão desmilitarizar a região de Abyei.
Publicado 28/06/2011 18:26
A missão UNIFSA (United Nations Interim Force for Abyei) terá um mandato inicial de seis meses no país do nordeste africano e contará também com 50 agentes de polícia e funcionários civis.
O Conselho de Segurança adotou na segunda-feira (26), de forma unânime, a resolução que garante a instalação de tropas em Abyei, uma área disputada rica em petróleo.
A força pacificadora também facilitará a entrega de ajuda e o livre trânsito de pessoal humanitário e fortalecerá a capacidade do Serviço de Polícia do local.
O Conselho de Segurança destacou a urgência de que a UNISFA se instale logo e pediu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que adote as ações necessárias para garantir a aplicação rápida e eficiente do pedido, acrescenta a resolução.
A zona de Abyei é pretendida pelo Norte e pelo Sul do Sudão. O Governo sudanês no norte ocupou-a no dia 21 de maio, desde então mais de 100 mil pessoas fugiram, principalmente para o sul, por causa dos fortes confrontos ocorridos ali.
Com informações da Prensa Latina