Rede Família encerra atividades em Campinas
A Rede Família comunicou oficialmente que está encerrando suas atividades em Campinas. Notícias sobre mudanças já circulavam nas redes sociais desde ontem (29/06) quando a empresa retirou alguns equipamentos e os enviou para Limeira – onde concentrará suas transmissões. Segundo a empresa, a maior parte da nova grade será de programação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD); assim a Rede Família passa a ser mais uma emissora religiosa brasileira.
Publicado 30/06/2011 16:37 | Editado 04/03/2020 17:17
Alguns trabalhadores devem continuar trabalhando em Limeira, mas a maioria – incluindo terceirizados e contratados comercialmente (PJ) – será demitida ou terão seu contrato rescindido. Aproximadamente 50 profissionais trabalhavam na empresa. A medida deve afetar entre seis a oito jornalistas.
Assim que tomou conhecimento de que problemas estavam acontecendo, a diretoria da Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas dirigiu-se à sede da emissora para apurar os fatos. Os representantes da empresa informaram que a emissora está reestruturando sua grade de programação e, por conta disso, os acionistas decidiram pelo encerramento das transmissões a partir de Campinas. O Sindicato propôs que a empresa ofereça algum benefício além do legalmente previsto por tratar-se de demissão em massa.
No início da tarde, a empresa convocou todos os trabalhadores para comunicar o fato. Representantes dos Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas participaram de reunião. Jornalistas e Radialistas reafirmaram a necessidade da empresa oferecer algum benefício extra aos demitidos. Representantes da empresa informaram que irão consultar os acionistas.
O diretor da Regional, Agildo Nogueira Junior, orientou os profissionais sobre todos os procedimentos que a empresa tem que cumprir. “Vamos acompanhar todos os desdobramentos desta questão e estudar com o jurídico se é possível reverter as demissões. Por hora, já convocamos os jornalistas para uma reunião, a fim de discutir um encaminhamento coletivo”, afirma Agildo.
Embora informem tratar-se de mudanças na grade, profissionais do mercado dão conta que a mudança de sinal da TVB/Campinas, que passou a transmitir a programação da Rede Record, estreitou as possibilidades comerciais da Rede Família em Campinas. Também foi cogitado que a emissora pode, futuramente, voltar a atuar em Campinas emitindo o sinal da Record News.