Sem categoria

Hu Jintao: China continuará política de desenvolvimento pacífico

O secretário-geral do Partido Comunista da China (PCC), Hu Jintao, disse nesta sexta (01) que a organização continuará a promover uma política externa independente de paz e a estratégia de abertura.

Hu falou em uma cerimônia no Grande Salão do Povo, pelo 90º aniversário do maior partido político do mundo, que, até o fim do ano passado, possuía mais de 80 milhões de membros. "O PCCh e seu povo sempre foram uma força positiva para promover a paz mundial e o desenvolvimento", disse o orador.

Ele acrescentou que o partido também reforçará a cooperação de benefício mútuo e continuará a contribuir para o desenvolvimento comum de todos os países por meio do desenvolvimento pacífico da China.

Nesse sentido, ele observou que essa força política deve defender o socialismo com características chinesas, o qual considerou o caminho necessário não apenas para materializar a modernização, mas também para "criar uma bela vida para o povo."

"Deve levantar ao alto a grande bandeira do socialismo com características chinesas, persistir em seu sistema teórico e enriquecê-lo", disse ele.

Hu também defendeu a continuidade da implementação do processo de reformas e abertura iniciado há pouco mais de três décadas, o que chamou de uma grande revolução realizada pelo povo, sob a liderança do partido, em uma nova etapa histórica.

Ainda sobre o assunto, ele assegurou que esses dois processos são uma opção decisiva para o destino desta nação. O presidente chinês também convocou a organização a defender o marxismo, adaptá-lo às condições nacionais e difundí-lo entre a população.

Considerou essencial que o partido adote uma abordagem científica sobre o marxismo e o aplique como uma teoria em evolução para guiar as práticas nas novas realidades, a fim de preservar e desenvolver seu caráter de vanguarda como um partido político marxista.

Referindo-se a tarefas específicas, disse que o PCCh irá intensificar os esforços na luta contra a corrupção, "que é essencial para receber o apoio da população e garantir a sobrevivência da organização", disse. "Nosso partido compreende lucidamente como é grave e perigosa a proliferação da corrupção", completou.

Por ocasião do aniversário da sigla, Hu recordou que, com o apoio do povo, o Partido Comunista da China completou a revolução de nova democracia e alcançou a independência nacional, enquanto estabeleceu o socialismo como o sistema básico. A isso se soma o processo de reformas e abertura, ambos reconhecidos como grandes conquistas.

Fonte: Prensa Latina