Sem categoria

PCdoB parabeniza comunistas chineses por aniversário de partido

Em nota divulgada nesta quinta-feira, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) felicita o Partido Comunista da China (PCCh) pela passagem do 90º aniversário de fundação da organização chinesa.

A nota, assinada pelo presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, e pelo secretário de Relações Internacionais, Ricardo Abreu, saúda o PCCh ressaltando a prolongada luta dos comunistas chineses para fundar a "nova China", as três décadas de construção das bases do que é hoje o país, após outras três décadas do período de reforma e abertura.

Leia abaixo a íntegra da nota:

São Paulo, 28 de julho de 2011
Ao Comitê Central do Partido Comunista da China
Estimados camaradas,

Em nome de todos os militantes do Partido Comunista do Brasil, fazemos chegar aos comunistas e a todo o povo chinês, nossas felicitações internacionalistas pelo transcurso do 90º aniversário de fundação do Partido Comunista da China. Seu Partido chega a esta idade com grande prestigio entre o povo chinês, com mais de 80 milhões de militantes e representando o interesse de toda a nação.

O surgimento do Partido Comunista da China, em 1º de julho de 1921, se dá no curso da luta pelo soerguimento da nação chinesa, submetida, de forma aberta ou de forma indireta, ao domínio colonialista estrangeiro durante mais de um século. É também produto dos ventos da Revolução bolchevique, dirigida por Lênin, que cria um ambiente favorável a organização e à luta dos trabalhadores em muitas partes do mundo.

Numa luta prolongada, rica em ensinamentos históricos, o Partido Comunista da China e seus aliados, logram a vitória revolucionária em 1º de outubro de 1949, fundando, como dizem os comunistas chineses, “a nova China”. As três décadas que se seguem, com grande contribuição do camarada Mao Tsé Tung, cimentam as bases para um novo período de construção do socialismo na China, com o inicio do período de reforma e abertura.

Sendo expressão de seu papel de força de vanguarda, é na 3ª sessão plenária do 11º Comitê Central Partido Comunista da China, em dezembro de 1978, que marca o início de um período de modernização na China. As bases do novo período são valiosas contribuições do camarada Deng Xiaoping, que propõe ir aos fundamentos marxistas do socialismo para identificar a centralidade do desenvolvimento das forças produtivas para a edificação da nova sociedade.

Na época atual, valorizamos as formulações de vosso Partido no sentido de alcançar a condição de uma sociedade harmoniosa e um desenvolvimento harmonioso, como característica presente da construção do socialismo com peculiaridades chinesas.

Camaradas,

O Partido Comunista do Brasil valoriza as excelentes relações entre a China e o Brasil, que está em estágio ascendente, particularmente na última década.

A recente visita da presidente Dilma Rousseff a vosso país, em abril passado – a primeira viagem presidencial para fora da América do Sul –, coroa a execução de um amplo programa de ações e iniciativas bilaterais entre as duas nações, que vai de uma enorme corrente de comércio – sendo a China o maior parceiro comercial do Brasil – à cooperação avançada em ciência e tecnologia, como se dá com os satélites CBERS, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres.

A China e o Brasil podem jogar grande papel na resistência anti-imperialista e na busca de transformações no sistema internacional, como demonstra a agenda que se pode prosperar a partir da aliança entre os dois países. Essa aliança resulta de uma agenda que possui uma ampla gama de visões convergentes e de espaços multilaterais de grande importância, como os BRICS.

Nosso Partido valoriza, ao homenagear os 90 anos do Partido Comunista da China, as relações de elevada amizade que vem marcando as relações entre nossas duas organizações. As várias décadas de relações entre nossos dois Partidos são mostra eloqüente dessa duradoura amizade.

No tempo presente, fruto da regular troca de opiniões e de delegações de alto nível, identificamos, entre o PCCh e o PCdoB, um conjunto de percepções similares sobre a situação internacional, a questão do socialismo na época atual e em variados outros temas.

Ao fazer chegar estas firmes congratulações aos comunistas e a todo o povo chinês, renovamos nossos votos de amizade entre nossas duas organizações.
Saudações fraternais,

Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil – PCdoB

Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil – PCdoB