Sem categoria

Governo boliviano é favorável a combater a coca ilegal

O presidente boliviano, Evo Morales, reiterou neste domingo (3) a importância de reforçar o controle do cultivo ilegal de coca. Ao inaugurar uma ponte que unirá os municípios de Shinahota e Villa Tunari, no departamento de Cochabamba, Morales recordou que a anterior presença dos Estados Unidos no Chapare boliviano (centro) para apoiar a luta anti-drogas, se baseava na erradicação forçosa e no uso de policiais e militares.

Assinalou que a própria presença militar estadunidense nessa região provocou que os camponeses cocaleiros se organizassem politicamente e se preparassem para lutar.

O governo boliviano expulsou do país em 2008 a Agência Anti-drogas dos Estados Unidos (DEA), ao acusá-la de utilizar a luta contra o narcotráfico com fins políticos, ao invés de ter como meta a erradicação do crime.

Também há poucos dias o mandatário afirmou que um acordo de relações diplomáticas e comerciais cm os Estados Unidos deve assegurar condições igualitárias e sem imposições.

Morales assinalou que acima da situação econômica e financeira, está o orgulho de ser bolivianos e exigir o respeito à soberania e à dignidade.

Por isso, o presidente acrescentou que seu país começou a libertar-se e descolonizar-se e busca desenvolver suas relações com os demais países e organismos internacionais sem condições de tutela, humilhações e imposições políticas.

Prensa Latina