Sem categoria

Usaid investe milhões em projetos políticos no Equador

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), dá apoio financeiro da ordem de 19,8 milhões de dólares a 108 projetos políticos no Equador, segundo diretrizes do Departamento de Estado estadunidense.

Um informe divulgado pelo jornal El Telégrafo, indica que para a implementação desses planos, a agência norte-americana tem uma série de "sócios" nacionais encarregados de executar os cronogramas de trabalho e canalizar os aportes financeiros e logísticos.

O presidente da República, Rafael Correa, anunciou que o governo promove a regularização das Organizações Não Governamentais (ONG), pois em muitos casos se dedicam a fazer política para gerar caos, impor políticas forâneas e desestabilizar governos progressistas.

Segundo Correa, a nova tática de setores de extrema direita dos Estados Unidos, "como já perdem as eleições em todos os lados", é ter estas fundações e financiar a desestabilização de governos progressistas.

Entre os aliados equatorianos que a Usaid reconhece diretamente em seu portal eletrônico, estão o Grupo Faro (Fundação para o Avanço das Reformas e Oportunidades) e Corporação de Participação Cidadã.

Ambos desenvolvem, desde finais de 2010 até 2013, o programa "Fortalecimento da Democracia através da Sociedade Civil", para "promover a consciência e a discussão de assuntos da atualidade relacionados com a democracia e as tendências políticas".

Também, o projeto fomentado pela Usaid para a sociedade civil equatoriana inclui "o apoio aos meios (de comunicação) para seu fortalecimento, além de capacitação de jornalistas, editores e diretores", com clara tendência de oposição ao governo. Este programa de três anos de duração tem um orçamento de 7,8 milhões de dólares que são pagos em sua totalidade pela Usaid.

Outro plano com forte investimento norte-americano é o de "Fortalecimento da Justiça", que começou em 2010 com vistas a durar até 2013, e é executado pela organização estadunidense East-West Management Institute.

Prensa Latina