Sem categoria

Chávez volta à Venezuela após tratamento em Havana

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou a Caracas na madrugada desta segunda-feira (4), informou a televisão estatal do país, VTV. Chávez estava em Cuba há quase um mês, passando por tratamento em razão de um abscesso pélvico.

O presidente, de 56 anos, chegou por volta das 2 horas da manhã no horário local (3h30 em Brasília) ao Aeroporto de Maiquetía, onde foi recebido pelo vice-presidente, Elías Jaua, e por alguns de seus ministros e colaboradores mais próximos, segundo imagens difundidas pela televisão estatal, que mostraram o presidente no momento de sua chegada ao aeroporto venezuelano e no de Havana, na despedida do presidente, Raúl Castro.

Em declarações feitas à televisão estatal, Chávez se mostrou animado e disse estar muito feliz em voltar ao país, e que seguirá como líder do governo, respeitando o tratamento médico.
"Estou bem, me sinto bem… Volto ao epicentro de Bolívar!", afirmou o presidente na sede do aeroporto que fica fora da capital venezuelana.

Em uma breve conversa telefônica durante um programa do canal estatal, Chávez convocou para as 16h (horário local) uma concentração em frente ao "balcão do povo", no palácio presidencial de Miraflores, sede do governo da Venezuela. "É o início do retorno!", afirmou com animação. O presidente já havia prometido que retornaria a tempo para as comemorações do bicentenário da independência Venezuelana, que ocorrem nesta terça.

Manifestações em apoio a Chávez

Milhares de partidários do presidente Chávez, tomaram ontem (3) as ruas do centro de Caracas, a capital do país, em apoio a ele. A manifestação, convocada por jovens, é a primeira desde que o presidente admitiu estar em tratamento para combater um câncer na região pélvica.

Ao longo da marcha, havia bandeiras com mensagens de apoio ao presidente como o slogan do governo “Pa lante Comandante” (Adiante Comandante) e também mensagens de amor feitas com cartolina, como "Te Amo Comandante, Venha Logo, teu Povo te Espera".

Desde que Chávez adoeceu, o governo tem enviado mensagens pedindo unidade e negando qualquer tipo de divisão interna. "Queremos que nosso comandante se recupere logo e a mensagem que estamos mandando pra ele é que mais do que nunca vamos continuar batalhando. A revolução não pode parar", disse a estudante Jaqueline Arteaga.

No Twitter, Chávez enviou uma mensagem aos jovens do país, indicando que acompanhava a manifestação. "Que Juventude Bolivariana! Posso vê-los, posso ouvi-los, posso vivê-los! Digamos com Bolívar, 200 anos depois: 'Vacilar é perder'. Venceremos, minha meninada!", escreveu.

Minutos depois, o líder venezuelano voltou a escrever sobre sua situação. "Aqui estou, fazendo meus exercícios diários e recebendo esse banho de amor que me chega dessa Grande Marcha da Juventude! É o melhor remédio!", disse.

Da Redação, com informações de agências