Sem categoria

Rússia teme retirada da Otan do Afeganistão

A possível retirada das tropas de ocupação da Otan do Afeganistão "ameaçará a segurança em toda a Ásia Central", disse nesta quarta-feira (6) o embaixador da Rússia na Otan, Dmitri Rogozin.

"A retirada trará perigo à segurança em toda a Ásia Central, e a Rússia já toma medidas para preparar seus aliados da Organização do Tratado de Segurança Coletica (OTSC) para enfrentar a ameaça extremista", relatou Rogozin à cadeia de televisão russa Rossíya 24.

O embaixador comentou que as tropas da Otan "estão distraindo a atenção das forças extremistas de toda a região", não só do Afeganistão, "e quando a aliança se retirar, essas forças passarão a ameaçar todos os países da Ásia Central", lamentou.

"Acredito que os Estados Unidos procurarão alguma solução para continua a ocupar o país, ou pelo menos para deixar um pequeno grupo de tropas, sob o pretexto de manter a segurança", afirmou o embaixador.

A Organização do Tratado de Segurança Coletiva é um organismo regional internacional de caráter político-militar, criado no marco da Comunidade de Estados Independentes (CEI) e integrado por Rússia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Armênia e Uzbequistão.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou em junho a retirada, em meados de 2012, de um terço das tropas estadunidenses acantonadas no Afeganistão – cerca de 33 mil militares – dez mil deles deverão partir para casa ainda este ano.

O controle da segurança do Afeganistão deverá ser transferido definitivamente às autoridades locais por volta de 2014.

Fonte: RIANovosti