Sem categoria

Deputados debatem prevenção de acidentes climáticos em Pernambuco

A Comissão Especial sobre Catástrofes Climáticas da Câmara Federal, presidida pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), visitou Pernambuco nesta quinta e sexta-feira (7 e 8) para conhecer de perto a realidade e os projetos de prevenção e reconstrução diante das fortes chuvas que frequentemente atingem o Estado. A ideia é que, a partir de informações compartilhadas entre vários estados, a comissão apresente, até o final do ano, o Código Nacional de Defesa e Proteção Civil.

O objetivo é compartilhar informações com técnicos e a comunidade e conhecer a realidade pernambucana em relação às catástrofes climáticas que aconteceram nos últimos anos. Para isso, foram realizadas apresentações sobre o sistema de alerta e monitoramento de bacias hidrográficas, o papel da comunidade técnico científica e as experiências em gestão de risco dos municípios do Recife, Camaragibe, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Leia também: Perpétua Almeida discute prevenção com Prefeitura do Rio

O grupo de deputados, formado ainda por Luciana Santos (PCdoB-PE), Pedro Eugênio (PT-PE), Fernando Ferro (PT-PE), Glauber Braga (PSB-RJ) e Ademir Camilo (PDT-MG), realizou um debate sobre o assunto reunindo autoridades locais, como o presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM), Antônio Alexandre Silva Júnior; o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia Marcelino Granja, parlamentares pernambucanos e técnicos das áreas de geologia, geografia e defesa civil.

Os deputados também se reuniram com o governador Eduardo Campos para discutir as ações de prevenção e reconstrução do Governo do Estado em relação às fortes chuvas que atingiram Pernambuco em junho de 2010, deixando cerca de 89 mil pessoas desalojadas. Na ocasião, o governador explicou as medidas adotadas e as dificuldades enfrentadas.

Melhor experiência

Em seguida, o grupo seguiu para a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, onde o secretário Alexandre Rebêlo falou detalhadamente sobre o projeto Operação Reconstrução, que foi implantado pelo Governo na época do desastre que atingiu Pernambuco no ano passado.

Na opinião da deputada Perpétua Almeida, a melhor experiência entre os estados é a de Pernambuco. “Nossa preocupação é criar uma proposta nacional, já que hoje cada ente federativo tem as suas experiências”. Ela aproveitou a oportunidade para convidar o governador para ser um dos palestrantes no seminário sobre o tema que será realizado em novembro, em Brasília.

O grupo se reuniu também com o prefeito do Recife, João da Costa. Ele falou sobre as experiências da cidade neste assunto, focando no programa Viva o Morro, voltado para ações de prevenção para a população que vive em áreas de risco na Região Metropolitana do Recife. Em Olinda, a secretária de Obras, Hilda Gomes, apresentou à Comissão o trabalho de defesa civil desenvolvido pela Prefeitura da cidade nos últimos anos.

"O Brasil tem o maior número de pessoas afetadas por chuvas em todo o Hemisfério Sul. Temos um Sistema de Prevenção e alerta que precisa ser aperfeiçoado. Há muito o que fazer para evitar que mais catástrofes façam mais vítimas. Prever chuvas com exatidão é salvar vidas. A política da prevenção precisa ser implementada no Brasil", destacou Perpétua Almeida.

De Brasília
Com agências