Sem categoria

Polêmica: Grupo nega uso de Agente Laranja na Amazonia

No último domingo, o jornalista Jaime Sautchuk, colunista do Portal Vermelho, publicou artigo sobre o uso do 2,4D, uma das substâncias químicas usadas na confecção do "Agente Laranja", na Amazônia. A dita substância, um desfolhante, foi usada de forma desmedida pelo imperialismo americano no Vietnã, tendo causado danos incomensuráveis à saúde dos vietnamitas e ao meio ambiente.

Nesta sexta-feira (8), a redação do Portal Vermelho recebeu mensagem do grupo Força-Tarefa, formado por representantes de quatro empresas – Atanor, Dow AgroSciences, Milenia, Nufarm – que rebate as informações do colunista Sautchuk. Democraticamente, o Portal Vermelho publica a seguir o conteúdo da mensagem enviada por Mariana Faria, assessora de Imprensa do Grupo Força-Tarefa.

Caro, Jaime Sautchuk. Tudo bem?

Meu nome é Mariana, sou assessora de imprensa da Força-Tarefa. Li o seu texto “O uso do Agente Laranja na Amazônia” publicado no site www.vermelho.com.br.

Gostaria de aproveitar para apresentar um material explicativo sobre o defensivo agrícola 2,4-D, mas antes quero explicar o que é a Força-Tarefa: somos um grupo formado por representantes de quatro empresas – Atanor, Dow AgroSciences, Milenia, Nufarm – que, apoiado por acadêmicos, tem como objetivo gerar informação técnica sobre tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto Acerte o Alvo – evite a deriva na aplicação de agrotóxicos, realizado no Paraná, e estimular o uso correto de equipamento de proteção individual.

Defendemos que o uso correto das tecnologias e a importância de se evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas. O 2,4-D é do ponto de vista normativo um produto que obedece às regulamentações atuais ao redor do mundo.

Ele tem sido erroneamente associado ao produto utilizado na guerra conhecido como “Agente Laranja”.

Apresentamo-nos como fonte de informação e esclarecimento apoiada por estudos acadêmicos que visa desmistificar a utilização do 2,4-D e de outros defensivos agrícolas e instruir o produtor sobre a importância do uso correto de tecnologias que garantem a qualidade da aplicação de agroquímicos.

No anexo, você encontra o material explicativo sobre o 2,4-D.

Agradeço pela atenção e me coloco à disposição para qualquer esclarecimento.

Abraços,
Mariana Faria

Da redação