UJS-RJ lamenta morte do menino Juan Moraes e pede investigação

A União da Juventude Socialista vem através dessa nota manifestar profunda indignação com a morte do menino Juan Moraes, de 11 anos, no último dia 20 de junho.

O assassinato de Juan e a evidência do envolvimento direto de agentes públicos da Polícia do Rio de Janeiro são inaceitáveis. Um crime bárbaro que precisa ser investigado. Contudo, infelizmente, esse episódio está longe de ser um fato isolado. O assassinato de Juan retrata a triste realidade vivida pela população pobre de nosso país, e em especial da população negra, criminalizada e barbaramente assassinada em diferentes Estados brasileiros.

Quando tratamos da juventude, o caso é bastante grave. São milhares de jovens negros mortos todos os anos pelo aparato policial (50 mil apenas no ano de 2008) o que configura o Brasil como o sexto país em número de jovens mortos no mundo. A Polícia do Rio de Janeiro, que têm a obrigação de zelar pela segurança da população e está mais uma vez envolvida num caso polêmico, coloca novamente em xeque a segurança da população fluminense.

Nós da UJS defendemos que sejam tomadas todas as medidas para que os responsáveis pelo crime não fiquem impunes e que seja garantida a proteção dos familiares de Juan.

Exigimos a garantida do combate ao racismo e do genocídio da população pobre e negra!

Não à violência! Nenhum Juan a mais!

União da Juventude Socialista

Julho de 2011