Sem categoria

América do Sul contribui com 70 milhões de dólares ao Haiti

Os 12 países que integram a União de Nações Sul Americanas (Unasul) contribuíram com 70 dos 100 milhões de dólares comprometidos para a restauração do Haiti, após o terremoto de janeiro de 2010, anunciou o embaixador Rodolfo Mattarollo.

Mattarollo, que é também representante especial da Secretaria Técnica Unasul-Haiti, informou à secretária-geral do bloco, María Emma Mejía, sobre os avanços da missão de cooperação que dirige no país, segundo as prioridades estabelecidas pelo governo haitiano.

Até o momento, a contribuição dos países membros da Unasul – por meio de cooperação direta e com bancos multilaterais, permitiu colocar em andamento 114 projetos e assumir o compromisso de realizar 77 novos que já estão identificados e coordenados.

Mejía destacou que a cooperação para o Haiti se refere a temas como saúde, soberania alimentar, produção local, construção e melhoramento de infraestrutura, mudança da matriz energética e conservação do meio ambiente. “Também se trabalhou pelo fortalecimento das potencialidades locais e defesa dos direitos humanos”, agregou a secretária-geral.

Ela reiterou a mensagem do presidente equatoriano, Rafael Correa, quando disse que o "Haiti precisa de uma transformação, um novo modelo de cooperação Sul-Sul que respeite, sobretudo, a independência e autodeterminação do povo haitiano".

Mejía anunciou que nos próximos meses visitará o Haiti e terá a oportunidade de fazer o primeiro balanço das contribuições dos países da região e, ao mesmo tempo, dialogará com as autoridades haitianas e os principais atores da cooperação internacional.

Após o terremoto no Haiti, em 12 de janeiro de 2010, os presidentes dos países que integram a Unasul se reuniram em Quito e decidiram apoiar a reconstrução do país por meio de cooperação e apoio econômico. Para isso, se comprometeram a criar um fundo de 100 milhões de dólares destinados à reconstrução do Haiti, de acordo com as prioridades de seu governo, e em agosto do mesmo ano foi criada a Secretaria Técnica do bloco em Porto Príncipe.

Fonte: Prensa Latina