SUS em debate na sexta edição da Conferência Municipal de Saúde

Usuários, trabalhadores e gestores têm a oportunidade de apresentar propostas para melhorar a saúde da população.

Fortaleza terá, ao longo desta semana, momentos de intensas discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Nos dias 13, 14 e 15 será realizada, no Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740), a VI Conferência Municipal de Saúde, que vai reunir os delegados eleitos nas pré-conferências regionais, que acontecem desde o dia 15 de junho.

As pré-conferências municipais e as conferências municipais e estaduais antecedem a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília, com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Publica e Patrimônio do Povo Brasileiro”. De uma etapa a outra, usuários, trabalhadores, gestores e prestadores dos serviços de saúde têm a oportunidade de dar opinião sobre avanços e deficiências na área e apresentar propostas para melhorar a saúde da população.

O SUS, criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de saúde, é uma importante conquista do povo brasileiro na luta pelo direito à saúde. O acesso e o acolhimento com qualidade como um desafio para o SUS estão em debate. A política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; a participação da comunidade e o controle social e a gestão do SUS estão entre os temas para discussão.

Serviço

Conferência Municipal de Saúde de Fortaleza

Data: 13 (18h30), 14 e 15 de julho (das 8 às 17 horas)
Local: Hotel Praia Centro (Avenida Monsenhor Tabosa, 740)

Fonte: Prefeitura de Fortaleza