Sem categoria

Artistas filmam vídeo pela liberação dos cinco cubanos  

Cinco razões para libertar os cinco cubanos presos nos Estados Unidos é o título de um vídeo realizado pelos conhecidos artistas Willy Toledo, Alicia Hermida e Juan Diego Botto. A ação faz parte da campanha européia para recolher um milhão de assinaturas exigindo que Obama libere os presos Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González. Os cubanos estão presos “desde 1998 em Miami por condenações injustificadas”, afirmam os intelectuais espanhóis.

Os cubanos estão presos “há quase 13 anos em território norte-americano por conta de uma condenação injustificada realizada em Miami”, afirmam os intelectuais espanhóis.

Eles também denunciaram que, sobre o “caso dos cinco” – como mundialmente é conhecido –há um manto de silêncio. Os cubanos, presos em 1998 em Miami, sofrem penas desde 15 anos de cárcere até prisões perpétuas por monitorar organizações anticubanas sediadas no estado da Flórida.

Cresce solidariedade no mundo pelos cinco heróis

Em 99 países existem quase 300 Comitês de Solidariedade com os Cinco Heróis cubanos presos injustamente nos Estados Unidos por terem lutado contra o terrorismo, informou hoje Sergio Corrieri, Presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).

Grande parte dessas estruturas funciona em 30 nações da Europa e outra em 25 da América Latina e o Caribe, afirmou o funcionário num encontro com jornalistas e diretores dos órgãos nacionais de imprensa na sede do ICAP, em Havana.

Explicou que também há agrupações deste tipo na América do Norte, na Ásia a na África, demonstrando o crescente apoio à causa pela libertação de Gerardo Hernández Nordelo, Ramón Labañino Salazar, Antonio Guerrero Rodríguez, Fernando González Llort e René González Sechwerert.

Fonte: Redação com agências