Sem categoria

China suspende operações de petrolífera dos EUA no país

A Administração Oceânica Estatal da China (AOE) ordenou nesta quarta-feira (13) à filial da empresa estadunidense ConocoPhillips a suspensão das operações em duas plataformas petroleiras no nordeste deste país por derrame de petróleo.

A disposição fundamentou-se nos riscos que representam as novas infiltrações detectadas. Em um comunicado emitido dia 11 o chefe da AOE, Liu Cigui, instou a pesquisar com celeridade as causas do vazamento de petróleo em uma jazida localizada no mar Bohai, que é operado por ConocoPhillips Chinesa, a fim de localizar com exatidão a fuga.

Os esforços são necessários para solucionar o problema por completo, precisou nessa ocasião. As declarações foram feitas depois que o servidor público visitou as plataformas petroleiras B e C, onde se detectou o derrame no mês passado, oerto do campo petrolífero Penglai 19-3, na costa do nordeste.

Liu orientou todas as empresas com plataformas petroleiras offshore a checar suas áreas para evitar situações similares. Inicialmente disse-se que o derrame na plataforma B se produziu como resultado de um incremento na pressão dos estratos, ao injetar-lhe água, e no C, em consequência de uma onda junto a escapamentos no poço.

Retirou-se petróleo misturado com água dias antes e as infiltrações foram controladas. Informações recolhidas por satélites evidenciam que os cinturões de petróleo voltaram a aparecer próximos dessas instalações.

Fonte: Prensa Latina