Sem categoria

Chávez diz que poderá se submeter a sessões de quimioterapia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, informou nesta quarta (13) que iniciará uma segunda e, possivelmente, uma terceira etapa do tratamento contra o câncer, que deverá incluir sessões de radio e quimioterapia.

"Depois da extração do tumor tenho tido um ótimo nível de recuperação (…)Vamos entrar com tudo em uma segunda etapa e talvez em uma terceira que vai requerer a aplicação de métodos como radioterapia e quimioterapia", afirmou.

Em declarações ao canal estatal, Chávez afirmou que se reunirá com a equipe médica que o atende para que seja informado exatamente sobre o tratamento ao qual será submetido.

"Estamos começando uma segunda etapa baseada na primeira fase e nas avaliações [que investigam] desde o micro, órgão por órgão, as chamadas avaliações multifatoriais", disse o mandatário.

Ele também garantiu que os primeiros resultados foram totalmente positivos: "Recuperei peso, eu perdi 14 quilos. Agora estou chegando ao meu peso normal, 85 quilos".

O presidente ainda destacou que neste novo momento de sua vida está aprendendo a "delegar" funções, para colocar em prática o "viver vivendo" e deixar de lado o ritmo anterior que era "viver morrendo".

Chávez voltou para Caracas em 4 de julho, depois de ter ficado quase um mês em Cuba, onde durante uma visita oficial foi submetido a uma cirurgia de emergência. Em 30 de junho, pouco antes de regressar ao país, ele revelou que durante a operação retirou um tumor cancerígeno.

Com agências