Hugo Chávez aceita fazer tratamento médico no Brasil
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comunicou nesta quinta-feira (14) o governo brasileiro que aceita a oferta de Dilma Rousseff para vir se tratar no Brasil. Ele informou na quarta-feira que poderá fazer radioterapia ou quimioterapia como meio para combater um câncer.
Publicado 14/07/2011 19:02
A presidente Dilma fez a oferta ao saber que o colega venezuelano realizou uma cirurgia em Havana, feita no mês passado, para retirada de um tumor.
Representantes do governo venezuelano negociaram nesta quinta-feira com autoridades brasileiras quando e em quais condições Chávez iniciará o tratamento no país.
A mídia abutre brasileira, notadamente o jornal paulistano Folha de S.Paulo, repetiu em uma mesma matéria que Chávez "negou ter câncer no cólon" por cinco vezes, um ato falho que revela o desejo íntimo de quem manda naquela redação.
Na quarta-feira (13), o presidente venezuelano informou que terá de fazer sessões de quimioterapia ou radioterapia, podendo necessitar no médio prazo por estes tipos de tratamentos para proteger seu corpo contra o câncer.
"Depois da extração do tumor, houve um nível ótimo de recuperação (…). Vamos entrar na segunda etapa e na terceira, que muito provavelmente necessitará da aplicação de métodos de radioterapia ou quimioterapia (…) para blindar o corpo de novas células malígnas", disse o presidente.
"As avaliações médicas continuam, porque a ameaça de expansão está latente (…). As avaliações são feitas órgão por órgão e não devo dar mais detalhes", reafirmou.
Desmentindo a mídia abutre, tanto da Venezuela quanto das demais nações que desejam ver Chávez moribundo, o presidente venezuelano desconfigurou as fofocas plantadas, no início, pela mídia de seu país.
"Dizem que tenho o cólon picado em quatro pedaços, o estômago picado: não tenho nada disso, e creio que devem se convencer disso pelas atividades que venho realizando nessa etapa. É um câncer, mas não como alguns queriam", finalizou o presidente.
Da redação, com agências