Governo lança projeto para coibir desperdício do recurso público
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Superintendência de Gestão da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, visando racionalizar os custos operacionais em toda a rede de ensino implantará o Programa de Gestão Escolar Proeficiente (Progep). De acordo com Neto Carvalho, superintendente de Gestão da Seduc, é dever de todo gestor combater o desperdício de recursos públicos, a partir do processo de conscientização de toda comunidade escolar.
Publicado 15/07/2011 11:25 | Editado 04/03/2020 17:00
O secretário da Educação, Átila Lira, acredita que a proposta administrativa do Projeto de Gestão Escolar combaterá o desperdício. “O mais interessante deste projeto é que todas as despesas monitoradas estarão sendo fiscalizadas, não somente pelos diretores e pelas Gerências Regionais de Educação, mas por toda comunidade escolar, além da própria sociedade”, declara o secretário.
Para Átila Lira, a racionalização das despesas nas unidades escolares deve ser tratada como tema de matéria de civismo. “É responsabilidade de cada pai, aluno e cidadão deste Estado fiscalizar como está sendo gasto o dinheiro público. Portanto, acreditamos que teremos o apoio de todos neste novo projeto”, conclama o secretário da Educação.
Ainda neste mês de julho, será iniciado o lançamento das despesas de cada escola e de cada Gerência Regional de Educação em formulário próprio, para fins estatísticos que ensejarão o devido monitoramento e controle dos custos operacionais pretendidos. O projeto completo encontra-se disponível no site oficial da Seduc www.seduc.pi.gov.br