Sem categoria

Índia e Estados Unidos ampliam cooperação multilateral

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, iniciará em 18 de julho uma visita oficial à Índia, com a intenção de fortalecer a cooperação bilateral em diversos setores, incluído o militar.

Hillary encabeçará uma delegação de 25 importantes funcionários dos Estados Unidos que participarão da segunda rodada do Diálogo Estratégico entre ambas as nações, confirmou nesta sexta-feira (15) o porta-voz oficial do Ministério de Relações Exteriores da Índia, Vishnu Prakash.

Os indianos serão representados na reunião pelo chanceler do país, S.M. Krishna.

O porta-voz informou que Hillary também encontrará o primeiro-ministro Manmohan Singh, a presidente da Aliança Progressista Unida, Sonia Gandhi, atual partido no poder, e com o ministro de Finanças, Pranab Mukherjee.

Prakash disse que ambas as delegações realizarão "um profundo intercâmbio de pontos de vista em uma ampla gama de assuntos de interesse comum".

Em julho de 2009, a Índia e os Estados Unidos concordaram em iniciar um diálogo em torno de cinco pontos de interesse mútuo: cooperação estratégica, energia e mudança climática, educação e economia do desenvolvimento, comércio e agricultura, saúde, ciência e tecnologia e inovação.

O Diálogo Estratégico tem por objeto fomentar e vistoriar a relação bilateral, realizar consultas sobre temas mundiais e regionais, e traçar planos de cooperação à curto e médio prazos em setores considerados prioritários de parte e parte.

Esses propósitos foram ratificados durante a visita de Manmohan Singh em Washington em novembro de 2009, e um ano depois, quando o presidente estadunidense, Barack Obama, visitou Nova Deli.

O porta-voz lembrou que nos últimos meses várias comissões conjuntas se reuniram, entre elas o Grupo de Trabalho sobre a Luta Antiterrorista (em Nova Deli, março passado), com a intenção de trocar informação de inteligência, fazer análise de riscos e examinar a cooperação nesse campo.

Também, na capital indiana, em maio passado, foi realizado o primeiro Diálogo de Segurança Nacional Índia-Estados Unidos, indicou.

Seguindo o acordo de cooperação em matéria de defesa, assinado em 2005, ambos os países têm realizado exercícios militares conjuntos e trocado tecnologia nesse domínio.

No campo comercial, a balança comercial registrou o fluxo entre as duas nações de US$ 88 bilhões nos últimos anos. Os investimentos de um país no outro também têm crescido de forma sustentada.

Prakash informou Hillary deverá seguir para Chennai, antiga Madrás, após o dia 20 de julho, após o encerramento do Diálogo Estratégico, onde cumprirá "uma série de compromissos" que não especificou.

Com informações da Prensa Latina