Sem categoria

Irã desenvolve equipamento nuclear avançado para testes

O Irã está desenvolvendo centrífugas mais eficientes para tornar o enriquecimento de urânio mais eficiente, afirmaram nesta sexta-feira diplomatas não identificados à mídia corporativa ocidental.

Dois modelos mais novos e avançados de máquinas usadas para refinar urânio estão sendo instaladas para testes em larga escala em uma unidade de pesquisas perto da cidade de Natanz na região central do país, segundo as fontes anônimas. Elas serão colocadas em uma instalação subterrânea.

As obras preparatórias na usina de Fordow, construída dentro de uma montanha para que seja protegida em caso de ataques, já estão em andamento, e máquinas usadas para o refino de urânio em breve devem ser levadas para o local, perto da cidade religiosa de Qom, segundo essas fontes.

O Irã anunciou em junho que iria transferir neste ano a produção de urânio enriquecido com 20 por cento de pureza da usina de Natanz para Fordow, e que triplicaria sua capacidade de purificação de urânio.

A localização da usina dentro de uma montanha é justificada para evitar danos em um provável ataque norte-americano ou israelense.

Até 2010, o Irã enriquecia urânio a 3,5 por cento de pureza, mas então anunciou que começaria a fazê-lo até 20 por cento. Isso foi usado pelos Estados Unidos para insuflar a opinião pública mundial contra o Irã, porque, segundo alega o imperialismo, isso poderia significar a existência de mais um país com poder bélico nuclear no Oriente Médio, além de Israel

O Irã desmente as alegações dos Estados Unidos e seus satélites, afirmando que o urânio enriquecido a 20% vai abastecer um reator de pesquisas médicas. Para converter seu uso para a área militar, o urânio deve ser processado a mais de 90%. Como o Irã é um dos países signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, é livre para processar urânio para usos pacíficos.

Com agências