Direção do Sindimetal-Rio assume em clima de unidade

A sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro ficou lotada, no dia 15, para a posse da nova direção da entidade. Em clima de confraternização, mas também de muita unidade e vontade de luta para a campanha salarial que se inicia, o evento recebeu diversas representações de trabalhadores e sindicatos, personalidades e partidos políticos.

Em nome da nova diretoria, o presidente reeleito, Alex Santos, destacou a responsabilidade e os desafios da nova direção, como a busca da mobilização dos trabalhadores, da implementação de um novo projeto nacional de desenvolvimento, de reestruturação da entidade e de promover intensos debates sobre a industrialização do país.

“Esses desafios estão postos e ao mesmo tempo assumimos de maneira muito tranquila, pois saímos de um processo eleitoral onde conseguimos trazer de volta para nossa Casa todas as forças políticas que atuam na categoria. Saímos dessa eleição com 97% dos votos válidos, o que mostra que a nossa unidade está em alta com a categoria, que vai se somar conosco nessa luta. São desafios enormes, mas a nossa consciência de classe e a vontade de transformar esse país é muito maior. Com certeza teremos um mandato vitorioso, que trará imensas alegrias para a nossa categoria, parar os familiares e pros trabalhadores do Rio de Janeiro”, declarou Alex Santos.

A presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, saudou a diretoria eleita, destacando a importância da unidade. Para Ana, “o Brasil vive um momento histórico com a vitória de Dilma e com a perspectiva da construção de um projeto nacional de desenvolvimento, com geração de emprego e renda”, reafirmando que o desafio para “os trabalhadores é justamente lutar para que esse desenvolvimento avance ainda mais”.

Para o vereador do PCdoB-Rio, Roberto Monteiro, “a direção do Sindicato está de parabéns por ter conduzido uma campanha com muita unidade. Isso mostra que o Sindicato conta com grande representatividade entre a categoria. Aproveito ainda para parabenizar os 94 anos desta entidade de tantas histórias de luta política desse país e que enfrentou a ditadura e momentos muito difíceis em defesa do Brasil e da democracia. Parabéns aos novos companheiros que agora tomam posse”.

Também prestigiou a posse o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que falou sobre a retomada da indústria nacional. Segundo ele, “foi preciso um metalúrgico na presidência da República para a gente poder dar outro rumo a esse país, que acreditando na nossa força colocou o Brasil no lugar que ele está hoje. Atualmente, o Brasil tem papel fundamental na geopolítica mundial, pelo poder que a gente tem e pela riqueza que a gente foi capaz de criar”.

“Eu quero agradecer aos metalúrgicos que tiveram papel fundamental nessa retomada, pois ninguém acreditava que o Brasil pudesse voltar a fazer navios e hoje a já são mais de 60 mil empregos na indústria naval”, disse o presidente da Transpetro.

O Sindicato também recebeu telegramas saudando a nova diretoria, como da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que foi representada por Luísa Barbosa, e do presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha. Ainda estiveram presentes na posse o diretor da OAB Carlos Henrique de Carvalho, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora, Henrique Almeida, Antônio Carlos Bento Ribeiro, do G19, Newton Braga de Mattos, do Sinmetal, o presidente do PT-Rio, Alberes Lima, o secretário municipal de Esportes, Romário Galvão Maia, André Ricardo Martins Tostes, representando a secretaria estadual de Desenvolvimento, Jardel Filho do Dieese, e José Mascarenhas, representando o Fundo de Marinha Mercante entre outros.