Sem categoria

Piedad faz "chamado ético" a guerrilheiros da Colômbia

A organização não-governamental Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), liderada pela ex-senadora Piedad Córdoba, fez hoje "um chamado ético" aos grupos guerrilheiros Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e Exército de Libertação Nacional (ELN).

A CCP pediu que os chefes destas organizações respeitem o direito humanitário internacional após operações violentas terem sido registradas recentemente em diversas partes do país e provocarem a morte de civis.

"Entendemos que o conflito armado interno continua seu curso, que novas dinâmicas militares foram desenvolvidas, mas, justamente por este motivo, é necessária a aplicação verificada do direito humanitário", disse a organização por meio de um comunicado.

A entidade também solicitou que os grupos guerrilheiros estabeleçam "normas e mecanismos específicos e idôneos de regulação ou limitação bélica", que possam impedir este tipo de violações no futuro. A organização sugeriu que fossem adotados métodos para "humanizar" o conflito armado interno.

O grupo ainda exigiu que seja mantida uma troca de "correspondência" com as Farc e o ELN para atender as "demandas" do país, não somente sobre o conflito armado, mas também sobre a busca de um eventual processo de paz.

Fonte: Ansa