Sem categoria

"Esclarecer morte de ex-presidentes é prioridade", diz Piñera

O líder do Chile, Sebastián Piñera, disse nesta terça-feira (19) que esclarecer as dúvidas que rodeiam a morte dos ex-governantes deste país é uma "prioridade" para seu governo, depois que o suicídio do presidente Salvador Allende em 11 de setembro de 1973 foi comprovado cientificamente.

"Para o nosso governo, esclarecer todas as mortes, especialmente quando há circunstâncias que possam insinuar a participação de terceiros, e muito especialmente quando se trata de ex-presidentes da República, constitui uma prioridade e um compromisso", disse Piñera à imprensa.

Por este motivo, indicou Piñera, o Executivo chileno apresentou uma queixa criminal a fim de colaborar com o esclarecimento da morte em 1982 do ex-mandatário Eduardo Frei Montalva, que a Justiça investiga se foi homicídio ordenado pela ditadura.

"Teríamos feito o mesmo no caso de Salvador Allende se houvesse indícios de que houve participação de terceiros", sustentou Piñera.

O líder lembrou, no entanto, que o resultado de um relatório divulgado nesta terça pelo Serviço Médico Legal (SML) conclui que Allende se matou durante o golpe de Estado de Augusto Pinochet, tal como sustentava a versão mais conhecida, defendida também por sua família.

Este relatório, encarregado pela Justiça, foi elaborado pelo SML e cinco especialistas estrangeiros, com a colaboração da Polícia de Pesquisas.

Fonte: Efe