Sem categoria

Cuba busca autossuficiência em energia

Cuba está buscando sua autossuficiência energética por meio de um programa cujo ponto principal é o aumento da extração do petróleo nacional, anunciou nesta quarta (20) a Secretaria Nacional de Estatísticas (ONE, na sigla em espanhol).

Durante a apresentação de um relatório sobre o gasto de combustíveis no transporte público, o organismo revelou que "o desenvolvimento econômico de Cuba está marcado pela dependência do uso de petróleo e seus derivados em grande parte importados".

Dentro deste contexto, Cuba espera extrair, neste ano, quatro milhões de toneladas de petróleo e derivados, uma cifra que apresenta um aumento de um milhão de toneladas em comparação ao registrado em 2010.

A ilha também pretende aumentar as operações de exploração por empresas estrangeiras dirigidas pela espanhola Repsol em suas águas econômicas, região sob domínio cubano, no Golfo do México, como apontam planos oficiais.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, e o vice-presidente da China, Xi Jinping, assinaram, no começo de junho, três convênios sobre a cooperação no ramo petrolífero em ocasião da visita oficial do chinês à ilha.

Um dos tratados, firmados entre as estatais petrolíferas Cubapetroleos (Cupet) e a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC), previa a ampliação da colaboração das duas empresas.

O vice-ministro cubano de Indústria Básica, Manuel Presa, afirmou poucos dias antes, durante o encontro Cuba-Itália de Energia e Tecnologia para Bens Patrimoniais, que, apesar do país trabalhar por uma autossuficiência em termos de petróleo, ainda depende "praticamente" de 50% de importações.

Fonte: Ansa