PCdoB de Goiás inicia processo de conferências municípais

As Conferências Municipais tiveram início no final de semana passada. Na sexta-feira (15) o Comitê do PCdoB de Matrinchã se reuniu na Câmara Municipal e no sábado e domingo foi a vez das cidades de Pontalina, Mairipotaba, Urutaí e Luziânia realizarem suas conferências

A Comissão de Organização do PCdoB de Goiás, reunida semanalmente, elaborou uma agenda para cerca de 110 municípios realizarem as suas Conferências Municipais. O processo deu início, dia 15, sexta-feira, na cidade de Matrinchã, com a presença do vereador do local, Euripedes Ruliço.

Como consta na resolução política do Comitê Estadual, as conferências municipais já estão marcadas, incluindo as 22 maiores cidades do estado. “Somente as 22 maiores cidades do estado somam 3.866.610 habitantes ou 64,39% da população. E se tivermos presença organizada nos 22 maiores municípios, estaremos onde residem 64% da população”. Nestas ocasiões, a direção estadual faz o acompanhamento do encontro.

Nas conferências deste ano, cabe a cada município organizar o seu plano de trabalho junto aos movimentos sociais e de estruturação partidária. Priorizando o trabalho nas áreas de trabalhadores, juventude, mulheres e movimentos sociais.

Neste final de semana, outros municípios irão realizar a sua Conferência, tendo como pauta principal, caso já houver uma direção, um balanço da gestão. Além do debate da Resolução Política Estadual, contribuindo com destaques no texto, determinarão uma plataforma de trabalho político e de crescimento partidário.

A Conferência determinará ainda o Projeto Político organizativo do município, os camaradas elegerão a nova direção do PCdoB na cidade e os delegados que irão representar o seu município na Conferência Estadual, seguindo o critério de 1 (um) para cada 5 (cinco) reunidos no processo de Conferência.

Os Comitês Municipais de Morro Agudo, Nova Crixás, Caiapônia, Mozarlândia e Itapuranga se reúnem neste final de semana, dias 23 e 24, para colocarem em prática a resolução partidária. O secretário estadual de organização, Honório Ângelo da Rocha estará com os representantes da Comissão de Organização, Gilmar Arão, Antonio Teles. Willian Panda, Leandro Silva e Wilame Gomes, acompanhando estes encontros. Haverá ainda uma visita à direção da Comissão Provisória e filiados dos municípios de Itaberaí e Guaraíta.

O fechamento deste processo de conferência se dará no encontro dos militantes do Comitê Municipal da capital, dia 21 de agosto, já a Conferência Estadual está marcada para os dias 27 e 28 de agosto deste ano, na Câmara Municipal de Goiânia.

Da redação local,
Eliz Brandão