Chávez volta à Venezuela para aniversário de Bolívar e exumação
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou de surpresa a seu país na noite de sábado após sessões de quimioterapia em Cuba, a tempo de comemorar o aniversário do herói da independência, Simón Bolívar.
Publicado 24/07/2011 11:07
Neste domingo serão conhecidos os resultados da exumação dos restos mortais de Bolívar, que o próprio Chávez mandou fazer no ano passado, para tentar provar que ele morreu envenenado por inimigos na Colômbia, e não de tuberculose, como diz a versão mais aceita.
Chávez, que completará 57 anos no próximo dia 28 de julho, retorna a Venezuela após passar uma semana em Havana e assegurou que não foram encontradas células malignas. "Cumpri com a palavra, voltei melhor do que quando parti", disse Chávez na noite de sábado ao ser recebido por vários ministros no aeroporto de Caracas. "É uma doença difícil, mas estamos vencendo e venceremos", acrescentou.
O líder venezuelano desceu as escadas de acesso ao avião sem aparente dificuldades e sem auxílio de seus colaboradores. Ele foi recebido pelo vice-presidente Elias Jaua e por todo o gabinete de ministros.
Chávez, de 56 anos, disse que à sua chegada à Havana foi submetido a uma série de rigorosos exames cujos diagnósticos negam a proliferação de células cancerígeras que poderiam derivar em metástase.
"Não se detectou presença de células malignas em nenhuma parte do meu corpo, em um exame rigoroso que levou quase um dia" disse."Mas o risco existe e por isso a quimioterapia que me foi aplicada durante toda essa semana em várias sessões. Duro, mas esse corpo de soldado aguentou", acrescentou.
A expectativa é que ele participe, neste domingo, nos atos comemorativos do nascimento do líder independentista venezuelano Símon Bolívar, cujas ideias inspiram a revolução bolivariana.
Chávez deve continuar tratamento com quimioterapia nas próximas semanas, porém, ainda não há informação oficial sobre a data em que o presidente voltará a viajar à Cuba.
Da Redação, com informações de agências