Sem categoria

Manifestantes espanhóis preparam passeata pelo centro de Madri

Centenas de manifestantes provenientes de toda a Espanha se preparam para realizar uma passeata de protesto neste domingo pelo centro de Madri, reivindicando mudanças políticas, econômicas e sociais no país. Os integrantes do movimento 15-M chegaram no sábado à capital espanhola após um mês de mobilização e planejamento, fazendo assembleias e recolhendo propostas. 

Reunidos na praça Puerta del Sol, os manifestantes voltam às ruas para levar adiante o movimento iniciado há mais de dois meses, e convocaram a participação maciça do povo para a marcha deste domingo. Os integrantes do movimento 15-M acordaram no Paseo del Prado – local onde estão ficam os principais museus da capital, como o Museu de El Prado -, onde passaram a noite acampados em barracas.

O movimento 15-M surgiu de uma grande manifestação realizada no dia 15 de maio na capital espanhola, quando milhares de pessoas se concentraram de forma pacífica para pedir mudanças políticas, econômicas e sociais, diante do que chamaram de "inoperância do modelo atual". No dia seguinte, centenas de jovens acamparam na Puerta del Sol de Madri e nas principais praças de outras cidades da Espanha.

Um mês depois, os manifestantes levantaram os acampamentos, mas, desde então, o movimento continuou realizando debates populares em assembleias de bairro e comissões de trabalho. Também realizaram protestos em frente ao Parlamento espanhol e a outras instituições governamentais regionais.

Fonte: Efe