Sem categoria

Nova Princípios debate código florestal e luta antiimperialista

Já está em circulação a edição 113 da revista Princípios. A revista destaca como tema de capa desta edição o projeto do novo Código Florestal e foi buscar a opinião de pessoas ligadas a todos os setores envolvidos com o assunto: acadêmicos, pesquisadores, trabalhadores rurais, ambientalistas e parlamentares. 

Todos concordam que o relatório apresentado pelo deputado Aldo Rebelo busca satisfazer, com equilíbrio, os interesses dos diversos setores e principalmente os do país.

Para tratar do tema de capa – “Código Florestal” -, Princípios nº 113 teve a colaboração do próprio relator do novo código, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e de alguns estudiosos do tema, além de lideranças políticas e setoriais, como Jandira Feghali, Aldo Arantes, Luciano Rezende Moreira, Thomas Henrique de Toledo Stella, Eron Bezerra, Evaristo Eduardo de Miranda e Hilário Gottselig.

Cada um, dentro de sua área de atuação, analisa aspectos do novo Código e traz esclarecimentos importantes que ajudam a compreender melhor os diversos interesses por trás da legislação ambiental e por que o debate deste tema causou tanta repercussão e desinformação.

O Código é abordado também em uma entrevista exclusiva com o professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite. Ele avalia que o "ambientalismo fanático" pode acabar desmoralizando a justa luta ambiental.

A revista traz uma pauta variada, com artigos sobre o Plano de Erradicação da Miséria, a violência no campo e a reforma política.

Destaque também para a luta anti-imperialista, com artigos de José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, e da acadêmica Criatina Pecequilo.

A revista traz ainda uma homenagem ao artista plástico Carybé.

Com informações de Cláudio Gonzalez, editor executivo da “Princípios”