Sindicato dos Comerciários comemora 74 anos com jantar

 São 74 anos. Em breves linhas, pode-se resumir este tempo de atuação no firme posicionamento que o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí tem, ao manter o centro da sua luta no constante esforço para melhorar as condições de vida e o salário dos comerciários, mas sempre inserido também, na luta geral dos trabalhadores.

Sindicato dos Comerciários comemora 74 anos com jantar - Divulgação

Com este espírito que a categoria se reuniu no último sábado (23), no CTG Piazito Carreteiro, para comemorar mais um ano de luta e também de vitórias. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes ao jantar de comemoração a fundação da entidade, que foi criada em 22 de julho de 1937.

Nestes anos de atuação, é importante ressaltar a participação da entidade nos desafios que os trabalhadores enfrentam no Brasil, participando das jornadas de luta pelo fim do fator previdenciário, pela jornada semanal de 40 horas sem redução de salários, por um maior reajuste para os aposentados e também pelo descanso aos domingos. Luta por uma sociedade melhor.

É neste sentido que a presidenta da entidade, Rosane Simon, lembra que a categoria é composta em sua maioria por mulheres. “Fui a primeira mulher a ser presidenta desta entidade e espero não ser a última. Temos muitos desafios e dentre eles também está o de debater a participação da mulher na sociedade, nos cargos de direção, de governo e no legislativo. E também nos ambientes de trabalho, onde estudos comprovam que a precarização tem rosto de mulher”, disse Rosane.

E há muito o que comemorar para além da data. O trabalho aos domingos era impensável, anos atrás. Hoje é um dos principais desafios da categoria que luta pelo descanso neste dia. Em Ijuí, pela luta do Sindicato, recentes decisões judiciais deram aos trabalhadores vitórias contra a decisão de algumas grandes redes que insistem na tentativa de confrontar a lei municipal e abrir no domingo, tirando o comerciário do convívio familiar, do lazer e do merecido descanso. O comércio é uma das atividades em que os trabalhadores fazem uma das maiores jornadas de trabalho, chegando a 10, 12 horas por dia, de segunda a domingo.

Foi um momento para comemorar e também para confraternizar. No jantar foram sorteados diversos brindes. “Nossa união em torno da entidade nos fortalece como trabalhadores e renova nossas forças, lembrando sempre que é no Sindicato que nos tornamos fortes e ganhamos corpo para enfrentar as lutas do dia-a-dia”, completou Rosane Simon.

De Ijuí,
Adriano Daltro