Sem categoria

Venezuela repudia bombardeio da Otan a televisão estatal líbia

O presidente Hugo Chávez, em nome do povo e do governo venezuelano, condenou categoricamente o bombardeio das forças militares da Otan contra as instalações da TV estatal líbia, “Al-Jamahiriya”.

É o que indica um comunicado emitido no sábado (30) pela chancelaria em repúdio ao ato agressivo, que qualificou de "cruel demonstração da hipocrisia das potências imperialistas condutoras de uma guerra aberta contra o povo desse país africano".

O texto faz referência a outro episódio similar perpetrado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra a Rádio e Televisão Sérvia, ocorrido em 23 de abril de 1999.

De acordo com o documento, os fatos convertem a Otan na única aliança militar contemporânea que transformou os profissionais da comunicação em objetivos sistemáticos de guerra.

O texto do governo venezuelano também exige que cessem as agressões contra a Líbia e pede que seja aberta uma oportunidade para solucionar o conflito pela via pacífica do diálogo e da negociação, e com respeito à soberania dessa nação.

Apesar do ataque que, de acordo com meios de comunicação causou três mortes e ao menos 15 feridos, a televisão estatal manteve suas transmissões.

Com agências